Pular para o conteúdo principal

ELEGER FELIPE CAMARÃO (DEM) OU REELEGER UM PETISTA?



O PT no Maranhão é sinônimo de confusão. Essa imagem é compartilhada por todos, inclusive por Brasília. Acabar com o que existe hoje e recomeçar como linha auxiliar do governador Flávio Dino não seria nada ruim aos olhos da direção nacional do partido.

Perdido nas disputas internas, o PT nunca conseguiu se projetar como alternativa popular no estado que seguidamente dá as maiores votações para Lula e seus indicados. A existência do partido só é lembrada nas articulações pré-eleitorais, devido o tempo de propaganda que carrega, e, vez ou outra, pelos mandatos que alguns filiados conquistam.

Hoje o partido tem um único prefeito em 217 municípios, filho de um ex-prefeito. Um dos 42 deputados estaduais, que passou pela direção do Incra para se viabilizar. Um dos 18 deputados federais, que antes passou pela direção da Caixa.

Enquanto outros partidos se preparam para tentar ampliar suas forças no ano que vem, há petistas que preferem derrubar as poucas exceções que ainda conseguiram representatividade e não é a primeira vez que se busca filiar agentes externos com esta intenção.

A cambalhota que o secretário de Educação do estado pretende dar do DEM para o PT é uma ótima jogada para si e para o vice-governador Carlos Brandão, mas péssima para a reeleição do deputado Zé Carlos, e é o desejo de tirá-lo de Brasília que faz com que alguns petistas apoiem sua filiação.

Na lógica de guerra interna, vale mais eleger alguém que não se sabe para aonde vai depois da eleição do que permitir a vitória de quem tem representado o partido na Câmara Federal nos bons e nos maus momentos, tem inserção na militância e nos movimentos sociais espalhados pelo estado.

Que não haja engano: Felipe Camarão é um bom secretário de Educação. Deverá ser um bom deputado federal, mas há outros 15 partidos na base aliada do governador pelos quais ele pode concorrer a este mandato. Se tivesse afinidade ideológica com o PT, ele não estaria no DEM. Ao escolher agora essa troca de partido ele já entra se permitindo ser utilizado numa briga que não tem trégua e que não permite paz, nem a ele mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

RECIBO: Após Onda Rosa, Belezinha parte para o ataque contra Thaiza

Se alguém tinha dúvida sobre incômodo da prefeita Belezinha com a candidatura da deputada Thaiza Hortegal, acabou hoje. Bastou passar a ressaca pelo sucesso da Onda Rosa que seus aliados inundaram os grupos de WhatsApp com um áudio editado do final do evento que parou a cidade. A preocupação não é pra menos. Seu candidato a deputado estadual tinha a ilusão que seria o único nome da cidade disputando os votos chapadinhense e contava com isso para conquistar uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa. Em recente reunião com apoiadores, chegaram a afirmar que ele precisava sair do município com 20 mil votos! Se depender disso, os concorrentes do PL podem comemorar. A disputa em Chapadinha será acirrada e polarizada entre Thaiza e Aluízio. Ele disputa sua primeira eleição, ela já vem com o histórico de uma deputada de mandato. Foi a sétima mais votada do estado, com 51.895 espalhados em 213 dos 217 municípios. Essa disputa está só começando!

ALUIZIO SANTOS FALA SOBRE SUA SAÚDE

O secretário Aluizio Santos concedeu entrevista ao programa Alerta Geral, apresentado pelo jornalista Luis Carlos Jr. na rádio Cultura de Chapadinha, nesta manhã (10) e tratou do assunto que já estava dominando as rodas de conversa da política local: seu estado de saúde. Segundo o relato, desde o mês de junho ele estava acompanhando o aumento de dois linfonodos na sua virilha e decidiu, com a equipe de médicos que o acompanha em Chapadinha, pela remoção cirúrgica de ambos. O procedimento aconteceu no dia 25 de outubro e desde então ele ficou em repouso. O diagnóstico conclusivo sobre o tratamento de saúde ao qual ele precisará se submeter deverá ser apresentado em 10 dias, mas Aluizio tem voltado às atividades políticas, inclusive às articulações da sua pré-candidatura a deputado estadual. Assista o vídeo da entrevista no final da matéria.   ENTENDA O QUADRO A íngua é o inchaço dos linfonodos, pequenos órgãos do sistema linfático que atuam na defesa do organismo humano prod