Pular para o conteúdo principal

A FICHA DE BELEZINHA


Não faltam problemas para a ex-prefeita de Chapadinha enfrentar na Justiça. A Comarca local registra: dois inquéritos policiais, um procedimento investigatório criminal, uma queixa crime e termo circunstanciado, de acordo com a Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo Secretário Judicial.

Os dois inquéritos policiais tratam do tempo em que ela era prefeita. Um deles se refere a crime de responsabilidade por desvio de bem público e tem pena que varia de dois a doze anos de reclusão. Já o outro investiga fraude em processo licitatório com sumiço de documentos, dois crimes com penas que podem chegar a quatro anos de detenção cada um.

O termo circunstanciado se refere ao suposto crime de apropriação de bem imóvel alheio, mas chama ainda mais a atenção a queixa-crime por calúnia e difamação movida contra Belezinha pelo empresário Enésio Moreira, que havia apoiado sua primeira candidatura em 2012 e passou a ser tratado como inimigo por defender os seus direitos.

Sem trânsito em julgado Belezinha segue com o direito de se defender de cada uma das acusações.

 

MUITO MAIS

Em outras instâncias Belezinha responde a diversas ações. Recentemente o Blog do Alexandre noticiou processo que a ex-prefeita enfrenta na Justiça Federal por crime ambiental. Lá o motivo da ação seria o uso de dragas no Rio Munim. (leia mais aqui)


O PIOR DE TODOS

A maior dor de cabeça judicial de Belezinha segue sendo o processo por abuso de poder econômico que se arrasta na Justiça Eleitoral desde a campanha passada. Nele, seu articulador político foi flagrado prometendo e entregando materiais de construção da loja da família dela em troca do apoio da família de uma eleitora que gravou a conversa.

Condenada em primeira instância, a ex-prefeita conseguiu ser absolvida em São Luís com o argumento que uso de gravação ambiente não seria permitido, mas esta tese já foi descartada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília em outros casos. O caso de Belezinha está pronto para ser julgado pelo plenário da corte superior a qualquer momento e poderia impedir sua posse mesmo se eleita em 15 de novembro.


REGRAS

Este blog trata predominantemente de temas políticos com duas regras: 

1. Vida pessoal não é notícia. Aqui só interessam assuntos públicos. As intimidades e particularidades de candidatos e autoridades são e serão ignoradas.

2. Nosso compromisso é com a verdade. Por mais que doa a alguns ler o que é publicado aqui a Justiça já aferiu a veracidade do que publicamos diversas vezes. Não existe imparcialidade em ninguém, nem eu finjo ser um observador neutro, trato do que creio ser relevante do meu ponto de vista. Busquem se informar em outras fontes também, mas aqui não há nada inventado. E se zangar é pior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

ALUIZIO SANTOS FALA SOBRE SUA SAÚDE

O secretário Aluizio Santos concedeu entrevista ao programa Alerta Geral, apresentado pelo jornalista Luis Carlos Jr. na rádio Cultura de Chapadinha, nesta manhã (10) e tratou do assunto que já estava dominando as rodas de conversa da política local: seu estado de saúde. Segundo o relato, desde o mês de junho ele estava acompanhando o aumento de dois linfonodos na sua virilha e decidiu, com a equipe de médicos que o acompanha em Chapadinha, pela remoção cirúrgica de ambos. O procedimento aconteceu no dia 25 de outubro e desde então ele ficou em repouso. O diagnóstico conclusivo sobre o tratamento de saúde ao qual ele precisará se submeter deverá ser apresentado em 10 dias, mas Aluizio tem voltado às atividades políticas, inclusive às articulações da sua pré-candidatura a deputado estadual. Assista o vídeo da entrevista no final da matéria.   ENTENDA O QUADRO A íngua é o inchaço dos linfonodos, pequenos órgãos do sistema linfático que atuam na defesa do organismo humano prod

FLÁVIO DINO INAUGURA IEMA E PEDE QUE BELEZINHA ENTREGUE UPA AO ESTADO

Nesta manhã Chapadinha recebeu Flávio Dino pela última vez antes de deixar o cargo de governador. Antes de seguir para outros municípios da região entregando outros aparelhos públicos, o socialista inaugurou a unidade local do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e a cerimônia foi movimentada, principalmente nos seus bastidores! Ausente do evento supostamente por motivo de saúde Belezinha foi representada pelo vice-prefeito que ouviu do governador novo apelo para que o município entregue a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o governo do estado. “Eu não olho quem é o prefeito, eu não olho partido. O meu partido é o Maranhão e por isso eu sempre estarei a disposição da cidade de Chapadinha”, disse em discurso. Confira:   O governador já tinha se colocado a disposição para assumir a responsabilidade da UPA na sua última visita a Chapadinha e o vice-prefeito até foi às redes sociais defender a entrega da unidade. Ambos foram ignorados por Be