Pular para o conteúdo principal

A FICHA DE BELEZINHA


Não faltam problemas para a ex-prefeita de Chapadinha enfrentar na Justiça. A Comarca local registra: dois inquéritos policiais, um procedimento investigatório criminal, uma queixa crime e termo circunstanciado, de acordo com a Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo Secretário Judicial.

Os dois inquéritos policiais tratam do tempo em que ela era prefeita. Um deles se refere a crime de responsabilidade por desvio de bem público e tem pena que varia de dois a doze anos de reclusão. Já o outro investiga fraude em processo licitatório com sumiço de documentos, dois crimes com penas que podem chegar a quatro anos de detenção cada um.

O termo circunstanciado se refere ao suposto crime de apropriação de bem imóvel alheio, mas chama ainda mais a atenção a queixa-crime por calúnia e difamação movida contra Belezinha pelo empresário Enésio Moreira, que havia apoiado sua primeira candidatura em 2012 e passou a ser tratado como inimigo por defender os seus direitos.

Sem trânsito em julgado Belezinha segue com o direito de se defender de cada uma das acusações.

 

MUITO MAIS

Em outras instâncias Belezinha responde a diversas ações. Recentemente o Blog do Alexandre noticiou processo que a ex-prefeita enfrenta na Justiça Federal por crime ambiental. Lá o motivo da ação seria o uso de dragas no Rio Munim. (leia mais aqui)


O PIOR DE TODOS

A maior dor de cabeça judicial de Belezinha segue sendo o processo por abuso de poder econômico que se arrasta na Justiça Eleitoral desde a campanha passada. Nele, seu articulador político foi flagrado prometendo e entregando materiais de construção da loja da família dela em troca do apoio da família de uma eleitora que gravou a conversa.

Condenada em primeira instância, a ex-prefeita conseguiu ser absolvida em São Luís com o argumento que uso de gravação ambiente não seria permitido, mas esta tese já foi descartada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília em outros casos. O caso de Belezinha está pronto para ser julgado pelo plenário da corte superior a qualquer momento e poderia impedir sua posse mesmo se eleita em 15 de novembro.


REGRAS

Este blog trata predominantemente de temas políticos com duas regras: 

1. Vida pessoal não é notícia. Aqui só interessam assuntos públicos. As intimidades e particularidades de candidatos e autoridades são e serão ignoradas.

2. Nosso compromisso é com a verdade. Por mais que doa a alguns ler o que é publicado aqui a Justiça já aferiu a veracidade do que publicamos diversas vezes. Não existe imparcialidade em ninguém, nem eu finjo ser um observador neutro, trato do que creio ser relevante do meu ponto de vista. Busquem se informar em outras fontes também, mas aqui não há nada inventado. E se zangar é pior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

RECIBO: Após Onda Rosa, Belezinha parte para o ataque contra Thaiza

Se alguém tinha dúvida sobre incômodo da prefeita Belezinha com a candidatura da deputada Thaiza Hortegal, acabou hoje. Bastou passar a ressaca pelo sucesso da Onda Rosa que seus aliados inundaram os grupos de WhatsApp com um áudio editado do final do evento que parou a cidade. A preocupação não é pra menos. Seu candidato a deputado estadual tinha a ilusão que seria o único nome da cidade disputando os votos chapadinhense e contava com isso para conquistar uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa. Em recente reunião com apoiadores, chegaram a afirmar que ele precisava sair do município com 20 mil votos! Se depender disso, os concorrentes do PL podem comemorar. A disputa em Chapadinha será acirrada e polarizada entre Thaiza e Aluízio. Ele disputa sua primeira eleição, ela já vem com o histórico de uma deputada de mandato. Foi a sétima mais votada do estado, com 51.895 espalhados em 213 dos 217 municípios. Essa disputa está só começando!

Thaiza Hortegal busca campus da UEMA para Chapadinha

O curso de Medicina em Pinheiro também começou assim. Na manhã desta segunda-feira (18), a deputada estadual Thaiza Hortegal (PDT) foi recebida na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para dialogar com o reitor Gustavo Costa sobre a possibilidade de implantação de um polo da universidade no município de Chapadinha (MA). A visita é uma das ações da parlamentar na busca por viabilizar o projeto, cujo pontapé inicial foi dado com a proposição da Indicação nº 4583/2022 na Assembleia Legislativa.  "Pode parecer um projeto ambicioso, pois, como nos contou o reitor, ninguém nunca havia feito esse pedido antes, mas acredito que temos que sonhar grande e lutar para que isso se torne realidade. Conhecemos a região de Chapadinha e Baixo Parnaíba e sabemos que há demanda por educação superior nesses locais. Para que haja mais desenvolvimento, precisamos investir em capacitação", defende Dra. Thaiza.  Durante a reunião, o reitor explicou as etapas para a criação de um novo polo e, a p