Pular para o conteúdo principal

VEM AÍ AS PRIMEIRAS PESQUISAS ELEITORAIS E NÓS JÁ SABEMOS O RESULTADO

Esta semana será movimentada pela provável divulgação de duas pesquisas eleitorais em Chapadinha, dos institutos DataM e Escutec, e o nervosismo já toma conta de quem achava que a eleição estava decidida. O resultado será uma briga entre os grupos políticos para descredibilizar uma, outra ou as duas. 



A pesquisa da Escutec foi contratada pela JG Midia, Assessoria, Consultoria e Eventos. A empresa foi aberta no dia 30 de julho deste ano com capital social de R$ 5.000 e já contratou a pesquisa no valor de R$ 8.000

Segundo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o telefone de contato a empresa é o mesmo do blogueiro James Galvão, irmão do coordenador de campanha de Belezinha, Peres Galvão. O blog tentou contato com o número antes da publicação da matéria, a mensagem foi visualizada, o conteúdo não foi desmentido, mas depois da matéria ir ao ar o blogueiro utilizou-se do mesmo número de telefone para negar a propriedade da empresa em grupos de Whatsapp. O endereço eletrônico registrado é "contato@portalJG.com.br", do PortalJG e o endereço físico é no Residencial Primavera Turu, Rua E, Nº 9.


Já a pesquisa da DataM foi contratada por um blogueiro sem atividade política em Chapadinha. Trata-se de Alpanir Mesquita, de Vargem Grande, com forte atuação em São Luís e próximo a deputados estaduais e costumam acompanhar a dinâmica política de vários municípios.



Ainda assim, os apoiadores de Belezinha estão tentando tirar credibilidade da DataM antes mesmo do resultado. Para isso, apontam que no seu registro constam os bairros Vila Samara e São Lourenço. Acontece que a DataM já realizou consultas eleitorais em dezenas de município nesta campanha e é comum que aconteçam erros de digitação no preenchimento de alguma formalidade, mas se isso servir para cancelar a pesquisa deve-se observar que a data de término da pesquisa Escutec é 30 de outubro! Levando à risca o critério da turma que está nervosa, a pesquisa deles só poderia ser divulgada no mês que vem.

 

QUESTIONÁRIO ULTRAPASSADO

Se a pesquisa Escutec não é antiga, quem formulou o seu questionário anda muito desatualizado do cenário político de Chapadinha. No único cenário estimulado pesquisado o instituto incluiu os nomes do vice-prefeito Talvane Hortegal e da candidata a vereador Mônica da Saúde.


O questionário da DataM é mais amplo. Pergunta-se pela avaliação dos governos federal, estadual e município, a intenção de voto para prefeito e vereador, a rejeição dos candidatos, a expectativa de vitória de cada um, a possibilidade de mudança de voto e a perspectiva para a sucessão estadual em 2022.


Em que pese o fato da pesquisa DataM restringir-se à zona urbana, ela é quem poderá dar uma melhor ideia de como a dinâmica eleitoral tem evoluído em Chapadinha.

 

RECORDAR É VIVER

A pesquisa que apontava vitória de Belezinha em 2016 espalhada na cidade de madrugada

Em 2016 a então prefeita Belezinha reagiu às pesquisas que apontavam sua derrota espalhando de madrugada o resultado de uma pesquisa contratada por pessoas próximas que lhe mostrava a frente dos adversários.

A artimanha foi denunciada, Belezinha acordou com a Polícia Federal (foto) na sua porta investigando o caso, 12 horas depois a Justiça Eleitoral mandou suspender a divulgação e alguns dias depois as urnas confirmaram sua derrota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

RECIBO: Após Onda Rosa, Belezinha parte para o ataque contra Thaiza

Se alguém tinha dúvida sobre incômodo da prefeita Belezinha com a candidatura da deputada Thaiza Hortegal, acabou hoje. Bastou passar a ressaca pelo sucesso da Onda Rosa que seus aliados inundaram os grupos de WhatsApp com um áudio editado do final do evento que parou a cidade. A preocupação não é pra menos. Seu candidato a deputado estadual tinha a ilusão que seria o único nome da cidade disputando os votos chapadinhense e contava com isso para conquistar uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa. Em recente reunião com apoiadores, chegaram a afirmar que ele precisava sair do município com 20 mil votos! Se depender disso, os concorrentes do PL podem comemorar. A disputa em Chapadinha será acirrada e polarizada entre Thaiza e Aluízio. Ele disputa sua primeira eleição, ela já vem com o histórico de uma deputada de mandato. Foi a sétima mais votada do estado, com 51.895 espalhados em 213 dos 217 municípios. Essa disputa está só começando!

Thaiza Hortegal busca campus da UEMA para Chapadinha

O curso de Medicina em Pinheiro também começou assim. Na manhã desta segunda-feira (18), a deputada estadual Thaiza Hortegal (PDT) foi recebida na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para dialogar com o reitor Gustavo Costa sobre a possibilidade de implantação de um polo da universidade no município de Chapadinha (MA). A visita é uma das ações da parlamentar na busca por viabilizar o projeto, cujo pontapé inicial foi dado com a proposição da Indicação nº 4583/2022 na Assembleia Legislativa.  "Pode parecer um projeto ambicioso, pois, como nos contou o reitor, ninguém nunca havia feito esse pedido antes, mas acredito que temos que sonhar grande e lutar para que isso se torne realidade. Conhecemos a região de Chapadinha e Baixo Parnaíba e sabemos que há demanda por educação superior nesses locais. Para que haja mais desenvolvimento, precisamos investir em capacitação", defende Dra. Thaiza.  Durante a reunião, o reitor explicou as etapas para a criação de um novo polo e, a p