Se todos os registros forem confirmados, Chapadinha terá 181 candidatos disputando as 15 vagas da Câmara Municipal. O número é 20% superior ao recorde anterior, de 2016, quando tivemos 150 concorrentes.
Sem a possibilidade de unirem-se em coligações os partidos correram para ter a maior quantidade de candidatos possível e quem chegou mais perto do limite impostos pela lei eleitoral foi o partido Avante, com 21 candidatos. Com destaque para o vereador Tote, o ex-vereador Murici e os candidatos Daniel Viana e Nildo Santos (irmão do articulador político Aluízio Santos), o Avante aposta na grande quantidade de candidatos para alcançar pelo menos duas vagas.
Entre os partidos que apoiam a ex-prefeita Belezinha há ainda o Patriotas (16 candidatos), o PL (15 candidatos), o Republicanos (14 candidatos) e o PCdoB (10 candidatos) somando 76 candidatos no grupo.
Entre os partidos que apoiam o prefeito Magno Bacelar, o Cidadania e o PTB registraram 14 candidatos cada um e o PV tem 17 nomes na disputa, somando assim 45 candidatos.
Higor Almeida conta com 21 candidatos registrados, sendo 10 no PROS, 8 no PT e 3 no PSB. Também com 21 candidatos Aldy Jr registrou 11 no seu Democratas e 10 no PSD do candidato a vice Denilson Lira.
O PSL, do candidato Neto Pontes, registrou 16 concorrentes ao Legislativo. Há ainda dois candidatos no PSOL, que lançou o professor Jânio Ayres. O PMB, que lançou a ex-vereadora Márcia Gomes, não conta com candidato a vereador e deve concentrar esforços na reeleição da sua filha Marcely Gomes.
NOVA REGRA
As eleições para as Câmaras Municipais continuam sendo proporcionais pela votação de cada partido, mas as legendas poderão disputar as vagas da “sobra” mesmo sem alcançar o quociente eleitoral.
QUOCIENTE
Na eleição passada a coligação precisava somar pelos menos 2.793
votos para conseguir a primeira vaga e partir daí disputar as demais. A revisão
dos títulos eleitorais com a biometria e a incerteza com os rumos da pandemia de
Covid dificultam prever qual será o quociente eleitoral desta vez, mas a aposta
do Blog é um pequeno aumento para algo em torno de 2.900.
MENOS ELEITORES
O eleitorado de Chapadinha chegou a 54.518 eleitores e diminuiu para 49.980 depois da revisão feita com a biometria.
MENOS VOTOS
Na eleição passada, cinco candidatos passaram da marca de mil votos: Junior Carneiro (1.245), Marcelo Marinheiro (1.228), Licinha (1.153), Itamar Macedo (1.124) e Netinho (1.012). Com o maior número de concorrentes a média de votação será menor e provavelmente teremos menos votações neste patamar.
Comentários