Pular para o conteúdo principal

RECORDE: Saiba Quantos Candidatos Cada Partido Registrou Em Chapadinha


Se todos os registros forem confirmados, Chapadinha terá 181 candidatos disputando as 15 vagas da Câmara Municipal. O número é  20% superior ao recorde anterior, de 2016, quando tivemos 150 concorrentes.

Sem a possibilidade de unirem-se em coligações os partidos correram para ter a maior quantidade de candidatos possível e quem chegou mais perto do limite impostos pela lei eleitoral foi o partido Avante, com 21 candidatos. Com destaque para o vereador Tote, o ex-vereador Murici e os candidatos Daniel Viana e Nildo Santos (irmão do articulador político Aluízio Santos), o Avante aposta na grande quantidade de candidatos para alcançar pelo menos duas vagas.

Entre os partidos que apoiam a ex-prefeita Belezinha há ainda o Patriotas (16 candidatos), o PL (15 candidatos), o Republicanos (14 candidatos) e o PCdoB (10 candidatos) somando 76 candidatos no grupo.

Entre os partidos que apoiam o prefeito Magno Bacelar, o Cidadania e o PTB registraram 14 candidatos cada um e o PV tem 17 nomes na disputa, somando assim 45 candidatos.

Higor Almeida conta com 21 candidatos registrados, sendo 10 no PROS, 8 no PT e 3 no PSB. Também com 21 candidatos Aldy Jr registrou 11 no seu Democratas e 10 no PSD do candidato a vice Denilson Lira. 

O PSL, do candidato Neto Pontes, registrou 16 concorrentes ao Legislativo. Há ainda dois candidatos no PSOL, que lançou o professor Jânio Ayres. O PMB, que lançou a ex-vereadora Márcia Gomes, não conta com candidato a vereador e deve concentrar esforços na reeleição da sua filha Marcely Gomes.

NOVA REGRA

As eleições para as Câmaras Municipais continuam sendo proporcionais pela votação de cada partido, mas as legendas poderão disputar as vagas da “sobra” mesmo sem alcançar o quociente eleitoral.

QUOCIENTE

Na eleição passada a coligação precisava somar pelos menos 2.793 votos para conseguir a primeira vaga e partir daí disputar as demais. A revisão dos títulos eleitorais com a biometria e a incerteza com os rumos da pandemia de Covid dificultam prever qual será o quociente eleitoral desta vez, mas a aposta do Blog é um pequeno aumento para algo em torno de 2.900.

MENOS ELEITORES

O eleitorado de Chapadinha chegou a 54.518 eleitores e diminuiu para 49.980 depois da revisão feita com a biometria.

MENOS VOTOS

Na eleição passada, cinco candidatos passaram da marca de mil votos: Junior Carneiro (1.245), Marcelo Marinheiro (1.228), Licinha (1.153), Itamar Macedo (1.124) e Netinho (1.012). Com o maior número de concorrentes a média de votação será menor e provavelmente teremos menos votações neste patamar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

RECIBO: Após Onda Rosa, Belezinha parte para o ataque contra Thaiza

Se alguém tinha dúvida sobre incômodo da prefeita Belezinha com a candidatura da deputada Thaiza Hortegal, acabou hoje. Bastou passar a ressaca pelo sucesso da Onda Rosa que seus aliados inundaram os grupos de WhatsApp com um áudio editado do final do evento que parou a cidade. A preocupação não é pra menos. Seu candidato a deputado estadual tinha a ilusão que seria o único nome da cidade disputando os votos chapadinhense e contava com isso para conquistar uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa. Em recente reunião com apoiadores, chegaram a afirmar que ele precisava sair do município com 20 mil votos! Se depender disso, os concorrentes do PL podem comemorar. A disputa em Chapadinha será acirrada e polarizada entre Thaiza e Aluízio. Ele disputa sua primeira eleição, ela já vem com o histórico de uma deputada de mandato. Foi a sétima mais votada do estado, com 51.895 espalhados em 213 dos 217 municípios. Essa disputa está só começando!

"THAIZA É UMA SOBREVIVENTE", DISSE MÉDICA A LUCIANO GENÉSIO

A deputada estadual Dra. Thaiza Hortegal (PDT) voltou às atividades legislativas e usou a tribuna na última terça-feira (24) para testemunhar sobre as últimas semanas na luta pela vida após ser diagnosticada e hospitalizada com urgência devido à insuficiência renal aguda. Inicialmente internada em São Luís, a parlamentar depois foi transferida para São Paulo, onde foi realizada uma investigação mais profunda do seu quadro clínico, considerado grave. Para a Dra. Thaiza, o momento mais difícil foi ouvir os relatos da médica nefrologista que acompanha o seu caso. "O prefeito Luciano estava me acompanhando com o meu filho João e enquanto a médica relatava o caso, todas as causas e consequências, os riscos que eu passei, confesso que eu não prestava atenção, passava um filme na cabeça de tudo. A COVID, a implantação da prótese na perna. Olhei pra a cara do meu filho quando ela disse: Luciano, a Thaiza é uma sobrevivente. Isso foi muito difícil pra mim", relatou a deputada. D