Apesar de ter ficado na quinta suplência da coligação, a ex-prefeita Belezinha ganha hoje pro resto da vida o direito de ser chamada de deputada por assumir interinamente o mandato na Assembleia de Legislativa de maneira, no mínimo, questionável.
![]() |
Detinha aparentando boa saúde em Newton Bello |
Os deputados Márcio Honaiser, Marcelo Tavares e Ana do Gás compõem o secretariado do governador Flávio Dino, cedendo lugar para Edivaldo Holanda, Ariston e Zito Rolim. Com o falecimento de Zé Gentil, a deputada Valéria Macedo assumiu a vaga e agora Belezinha conta com uma licença amiga da deputada Detinha, esposa de Josimar de Maranhãozinho.
Acontece que o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Maranhão, disponível aqui, determina que os suplentes devem ser convocados em caso de licenças superiores a 120 dias e as licenças de interesse particular são de no máximo 120 dias.
Como Detinha não está assumindo cargo no governo do estado, a outra possibilidade seria a necessidade de um tratamento de saúde, mas enquanto Josimar anunciava na convenção de Belezinha que a licença da esposa já estava pronta, ela participava de evento similar em Governador Nunes Freire (recorte acima).
Segundo as redes sociais da própria deputada ela ainda participou, após tal anúncio, de convenções em Monção, Junco do Maranhão, Bom Jardim, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Centro Novo do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Maracaçumé e Governador Nunes Freire, sem aparentar problema de saúde que justificasse a licença.
Favor caro
Décimo quarto município em população do Maranhão, Chapadinha é o maior entre aqueles que não têm representante próprio na Assembleia Legislativa. Agora "ganhamos" quatro meses de um mandato tampão como favor de um deputado do outro lado do estado que quer controlar o maior número de prefeituras para se eleger governador, mas isso é assunto para os próximos textos.
Comentários