Pular para o conteúdo principal

Clássico De Futebol, Peça Sobre Jesus, Queijo Mineiro E Outros Patrimônios Culturais Imateriais



O deputado federal Sargento Pastor Isidoro (Avante-BA) causou polêmica ao apresentar como primeiro projeto desta legislatura a proposta de tornar a Bíblia Sagrada patrimônio cultural imaterial do Brasil, mas o que esses patrimônios?

Criada pela Unesco em 2003, essa categoria de patrimônios culturais é definida por cada país e abrange as expressões culturais e as tradições a serem guardadas para as gerações futuras.

Entre os bens já registrados como patrimônios imateriais no Brasil está até um clássico de futebol, o Re-Pa. O enfrentamento entre os clubes paraenses Remo e Paysandu é o único item relacionado a futebol na lista, mas não faltam festas.

O Galo da Madrugada está na lista junto com o samba de roda do Recôncavo Baiano, o Carimbó, o forró, o frevo e o maracatu. O Tambor de Crioula e as diferentes matrizes do samba do Rio de Janeiro (partido-alto, samba de terreiro e samba-enredo) também.

A culinária está presente com os bolos de Rolo e Souza Leão e até com modo artesanal de fazer queiro em Minas Gerais. De Minas ainda é considerado patrimônio imaterial o toque dos sinos das igrejas.

Várias manifestações religiosas como o Círio de Nazaré, a Festa do Divino em Pirinópolis (GO), o Teatro de Nova Jerusalém e a peça anual sobre a Paixão de Cristo, a missa do vaqueiro, a festa de Santana de Caicó (RN) também são patrimônio imaterial no Brasil.

Alguns ofícios como das baianas de Acarajé, das paneleiras de Goiabeiras (ES), das rendeiras de bilros, dos mestres oleiros e dos mestres de capoeira, assim como a própria roda de capoeira já estão na lista.

Outros itens já registrados são a dança de jongo, a feira de Caruaru (PE), o modo de fazer viola de cocho e até o Peteleco, personagem do ventríloquo Oscarino Farias, falecido em 2018. Os indígenas foram lembrados no registro da arte do povo Oiampis e na Cachoeira de Iauaterê, em São Gabriel da Cachoeira (AM), lugar sagrado para várias tribos.

E a Bíblia?
O Brasil tem a segunda maior população de cristão do mundo, a maior população de católicos, mas não é tradição criada aqui. A Bíblia é um conjunto de escrituras antigas acumuladas no decorrer de quase 2 mil anos na região que hoje conhecemos como Oriente Médio.

Escrita em hebraico, aramaico e grego, a Bíblia é o livro sagrado do cristianismo, que se tornou a religião oficial do Império Romano em 392 e se tornou dominante na Europa, inclusive entre aqueles que viriam a colonizar o Brasil e trazer para cá seus ensinamentos.

A inclusão ou não dá Bíblia entre os patrimônios imateriais brasileiros tem pouca consequência prática, até porque é um livro de valor histórico que estará preservado para gerações futuras independente disso, mas soa estranho pela origem das escrituras ser tão distante do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

RECIBO: Após Onda Rosa, Belezinha parte para o ataque contra Thaiza

Se alguém tinha dúvida sobre incômodo da prefeita Belezinha com a candidatura da deputada Thaiza Hortegal, acabou hoje. Bastou passar a ressaca pelo sucesso da Onda Rosa que seus aliados inundaram os grupos de WhatsApp com um áudio editado do final do evento que parou a cidade. A preocupação não é pra menos. Seu candidato a deputado estadual tinha a ilusão que seria o único nome da cidade disputando os votos chapadinhense e contava com isso para conquistar uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa. Em recente reunião com apoiadores, chegaram a afirmar que ele precisava sair do município com 20 mil votos! Se depender disso, os concorrentes do PL podem comemorar. A disputa em Chapadinha será acirrada e polarizada entre Thaiza e Aluízio. Ele disputa sua primeira eleição, ela já vem com o histórico de uma deputada de mandato. Foi a sétima mais votada do estado, com 51.895 espalhados em 213 dos 217 municípios. Essa disputa está só começando!

Thaiza Hortegal busca campus da UEMA para Chapadinha

O curso de Medicina em Pinheiro também começou assim. Na manhã desta segunda-feira (18), a deputada estadual Thaiza Hortegal (PDT) foi recebida na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para dialogar com o reitor Gustavo Costa sobre a possibilidade de implantação de um polo da universidade no município de Chapadinha (MA). A visita é uma das ações da parlamentar na busca por viabilizar o projeto, cujo pontapé inicial foi dado com a proposição da Indicação nº 4583/2022 na Assembleia Legislativa.  "Pode parecer um projeto ambicioso, pois, como nos contou o reitor, ninguém nunca havia feito esse pedido antes, mas acredito que temos que sonhar grande e lutar para que isso se torne realidade. Conhecemos a região de Chapadinha e Baixo Parnaíba e sabemos que há demanda por educação superior nesses locais. Para que haja mais desenvolvimento, precisamos investir em capacitação", defende Dra. Thaiza.  Durante a reunião, o reitor explicou as etapas para a criação de um novo polo e, a p