Pular para o conteúdo principal

Top 20 prefeituráveis de 2020




Com metade do mandato do prefeito Magno Bacelar superado as articulações para a sua sucessão devem começar a esquentar e o Blog do Braga traz a lista com os 20 nomes mais cogitados para enfrentar a disputa municipal de 2020.

É possível que outros nomes sejam discutidos até as convenções do ano que e o mais provável é que três ou quatro sejam registrados pelos partidos políticos, mas os nomes mais especulados nas rodas de conversa da cidade e pelo grupos políticos locais até aqui são os seguintes:

Magno Bacelar: Apesar das três condenações com trânsito em julgado no Tribunal de Contas da União (TCU), não dá para deixar de considerar o nome do prefeito que está no cargo, principalmente considerando sua capacidade de se livrar de problemas jurídicos. Dificilmente conseguirá desfazer o atual desgaste do seu governo, mas tem a marca de ter sido o único prefeito reeleito de Chapadinha, em 2004.

Danubia Carneiro: Primeira-dama, ex-prefeita e secretária de Assistência Social. Parece mais interessada do que o próprio marido em resgatar a imagem da gestão, mais enfrenta desgaste ainda maior da própria imagem. Com duas condenações no TCU, também enfrenta problemas jurídicos.

Junior Carneiro: Vereador mais votado do município e irmão da primeira-dama, ele não admite a intenção de concorrer por respeito aos líderes do grupo, mas é o nome mais lembrado para substituí-los.

Netinho Gedeão: Vereador atuante, Netinho tem feito em vários bairros ações de recuperação da infraestrutura urbana que seriam de obrigação do poder Executivo. Tem disposição para a disputa e boa relação com o prefeito e o deputado Levi Pontes.

Mônica Pontes: Nome de confiança do prefeito Magno Bacelar, Mônica comanda a Secretaria de Saúde no município sem perder o poder na Secretaria de Finanças. Jovem, evangélica e simples, ela poderia ser imposta ao grupo pelo prefeito como aconteceu em 2008 com o nome de Danúbia, mas nega qualquer intenção de concorrer. "Meu candidato é o prefeito Magno", declarou ao Blog.

Eduardo Sá: Antigo aliado do prefeito quando vereador e secretário municipal, o empresário que já ajudou o prefeito até financeiramente tem buscado independência da gestão depois de ver sua lealdade não ser reconhecida. Contra o candidato do prefeito (Victor Mendes), foi candidato a deputado federal formando um grupo que lhe coloca como um dos protagonistas nas articulações de 2020.

Fabyo Lima: Uma das poucas pessoas ainda ouvida pelo prefeito, o advogado Fábyo Lima não parece disposto a brigar com ninguém para ser candidato, mas é um nome técnico que o prefeito teria condição de apresentar para aliados e remontar a coalizão vencedora de 2016.

Paulo Neto: Deputado reeleito, Paulo Neto tem antigo desejo em disputar a prefeitura de Chapadinha. Articulado e corajoso, Paulo tem perfil populista e é um dos nomes que podem contar com o apoio do governador Flávio Dino, que não simpatiza com Magno nem Belezinha.

Levi Pontes: Mais ligado a Flávio Dino, o ainda deputado Levi Pontes teve mais votos do que Paulo Neto em Chapadinha e continuará sendo jogador importante da política municipal, se assim desejar. Se não for candidato, seu apoio pode ser decisivo para definir o vitorioso.

Talvane Hortegal: Político de longa carreira e médico de perfil popular, Talvane viu a filha ser eleita deputada estadual com votação acima do esperado em Chapadinha. É o vice-prefeito do município, apesar de ter rompido com a gestão logo no início. Pontua bem em pesquisas preliminares, mas ainda lhe falta grupo político para enfrentar a disputa.

Aldy Junior: Não esconde de ninguém o sonho de ser prefeito de Chapadinha. A pedido de candidatos a vereador do seu partido, o Dem, apoiou em 2016 Magno Bacelar, que não cumpriu o acordo de nomeá-lo secretário de Educação. Sempre deu boas votações para os deputados que apoiou e espera contar com os apoio do estadual Paulo Neto e do federal Jucelino Filho.

Vinicius Teles: Jovem empresário filho de família tradicional, Vinícius espera contar com o apoio do deputado estadual eleito Fernando Pessoa, que é seu primo.

Higor Almeida: Carismático, o professor Higor Almeida comanda a escola Universidade Infantil com trabalho que encanta os pais dos alunos e tem sido bem lembrado em enquetes virtuais.

Missecley Araújo: A vereadora Missecley Araújo tem como principais marcas a simplicidade e o cuidado com as pessoas. Teve votação acima do esperado na sua candidatura a deputada federal e ainda não decidiu se será candidata a prefeita.

Isaías Fortes: Ex-prefeito por dois mandatos e decisivo na eleição de outros dois prefeitos, Isaías deixará a condição de inelegível em janeiro de 2020, segundo o TCU. A fraca votação do seu candidato a deputado estadual e o desgaste no seu eleitorado depois da aliança com Magno Bacelar representam dois prejuízos, mas ele é um dos que aposta no apoio do governador para alavancar sua candidatura.

Aluizio Santos: Articulador político do governo Belezinha, Aluizio lidera parte do grupo que acompanha a ex-prefeita e tem a preferência de muitos para substituí-la caso ela seja convencida pela família a não enfrentar a disputa.

Belezinha: franca favorita, Belezinha teve votação histórica para deputada estadual e pode ser favorecida pelo mesmo fenômeno que a fez ser escorraçada da prefeitura: a vontade do povo demonstrar sua rejeição a quem está no governo.

Alberto Carlos: Como Belezinha e Aluizio ainda podem ser retirados da disputa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) graças a processo de compra de votos no qual foram condenados em primeira instância e absolvidos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o líder da oposição na Câmara Municipal é um dos cogitados para substituí-los.

Ezequias Douglas: Candidato a vereador na última eleição e importante liderança evangélica da cidade, irmão Douglas é genro do pastor Elias, da Assembleia de Deus e considera a possibilidade de se lançar na disputa.

Karol Pontes: Filha de Belezinha, é lembrada por apoiadores da ex-prefeita como único nome capaz de engajá-la na disputa se a mesma estiver juridicamente interditada.

O Blog do Braga pretende publicar entrevistas com todos os nomes da lista em breve.

Comentários

Unknown disse…
BELEZINHA VAI SER A PRÓXIMO PREFEITA DE CHAPADINHA NÃO TEM PRA NINGUÉM VAI SER BELEZINHA DENOVO...
Marcelo Aguiar disse…
Marcelo Aguiar, candidato à prefeito claro que votaria nele.
Marcelo Aguiar disse…
Marcelo Aguiar, candidato à prefeito claro que votaria
Marcelo Aguiar disse…
Marcelo Aguiar, candidato à prefeito claro que votaria.

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

RECIBO: Após Onda Rosa, Belezinha parte para o ataque contra Thaiza

Se alguém tinha dúvida sobre incômodo da prefeita Belezinha com a candidatura da deputada Thaiza Hortegal, acabou hoje. Bastou passar a ressaca pelo sucesso da Onda Rosa que seus aliados inundaram os grupos de WhatsApp com um áudio editado do final do evento que parou a cidade. A preocupação não é pra menos. Seu candidato a deputado estadual tinha a ilusão que seria o único nome da cidade disputando os votos chapadinhense e contava com isso para conquistar uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa. Em recente reunião com apoiadores, chegaram a afirmar que ele precisava sair do município com 20 mil votos! Se depender disso, os concorrentes do PL podem comemorar. A disputa em Chapadinha será acirrada e polarizada entre Thaiza e Aluízio. Ele disputa sua primeira eleição, ela já vem com o histórico de uma deputada de mandato. Foi a sétima mais votada do estado, com 51.895 espalhados em 213 dos 217 municípios. Essa disputa está só começando!

Thaiza Hortegal busca campus da UEMA para Chapadinha

O curso de Medicina em Pinheiro também começou assim. Na manhã desta segunda-feira (18), a deputada estadual Thaiza Hortegal (PDT) foi recebida na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para dialogar com o reitor Gustavo Costa sobre a possibilidade de implantação de um polo da universidade no município de Chapadinha (MA). A visita é uma das ações da parlamentar na busca por viabilizar o projeto, cujo pontapé inicial foi dado com a proposição da Indicação nº 4583/2022 na Assembleia Legislativa.  "Pode parecer um projeto ambicioso, pois, como nos contou o reitor, ninguém nunca havia feito esse pedido antes, mas acredito que temos que sonhar grande e lutar para que isso se torne realidade. Conhecemos a região de Chapadinha e Baixo Parnaíba e sabemos que há demanda por educação superior nesses locais. Para que haja mais desenvolvimento, precisamos investir em capacitação", defende Dra. Thaiza.  Durante a reunião, o reitor explicou as etapas para a criação de um novo polo e, a p