Pular para o conteúdo principal

Pessoas podem ser presas, expostas, constrangidas, perseguidas, mas as idéias são mais difíceis de se combater

Que a intenção da "República de Curitiba" e sua operação Lava Jato era chegar a Lula não havia dúvida, mas há de se reconhecer os méritos de como chegaram a ele.

Não poderiam simplesmente ter mandado prender Lula há dois anos. A operação foi prendendo vários, investigando muitas vezes assunto de relevante interesse público, botando gente graúda atrás da grades, mesmo que alguma reputações tivessem que ser destruídas para construir esse caminho.

Zé Dirceu, o suspeito-geral da União, foi logo e já aumentou a credibilidade da operação. Empreiteiros, doleiros, um banqueiro, um senador, o marqueteiro. Como não aplaudir quem está colocando esse povo atrás das grades depois de tantos escândalos que não deram em nada, como o caso Banestado julgado pelo mesmo Sérgio Moro?

Moro virou herói nacional. Um versão reduzida de Joaquim Barbosa. Dois Capitães Nascimento que usam o Judiciário como o personagem usava seu BOPE.

A antes inimaginável prisão de Lula, se tornou questão de tempo. E não adianta dizer que é só condução coercitiva, para a construção da imagem que querem, Lula foi preso e ponto. Pouco depois de se lançar candidato a presidente em 2018, pouco depois de dizer que acabara o "Lulinha paz e amor", muito depois de deixar outros pelo caminho.

Lula entregou a cabeça de Dirceu como se não fossem atrás dele depois. Viu seu ex-ministro ser condenado por "domínio do fato" sem provas como se ele mesmo não pudesse ser condenado da mesma forma, e pode vir a ser. Não se disputou a consciência, se incorporou a narrativa que os adversários, com seu cartel da informação, impuseram.

Está aí a consequência. O PT é o partido da corrupção na cabeça do povo e qualquer denúncia contra qualquer petista torna-se crível. Após 11 anos da defensiva, sem defender seu projeto de nação, sem disputar a sociedade e se limitando a resultados eleitorais a custa de ser "o partido do Lula, o PT se vê no fundo do poço, mas uma coisa é certa: Mesmo que destruam a imagem do maior líder popular que esse país já teve, mesmo que cassem o registro do PT, mesmo que o eco do cartel da mídia chegue em cada casa, nunca vai deixar de existir petismo, nunca vai deixar de existir quem sonhe e quem se doe pela construção de um país mais justo. E se o preço a pagar for passar pela mesma perseguição de novo, haverá quem se disponha a pagá-lo quantas vezes puder.

Comemore o dia, anti-petista, mas não cante vitória muito cedo, não. Nem leve flores para a cova do inimigo, que as lágrimas do jovem são fortes como um segredo: podem fazer renascer um mal antigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

RECIBO: Após Onda Rosa, Belezinha parte para o ataque contra Thaiza

Se alguém tinha dúvida sobre incômodo da prefeita Belezinha com a candidatura da deputada Thaiza Hortegal, acabou hoje. Bastou passar a ressaca pelo sucesso da Onda Rosa que seus aliados inundaram os grupos de WhatsApp com um áudio editado do final do evento que parou a cidade. A preocupação não é pra menos. Seu candidato a deputado estadual tinha a ilusão que seria o único nome da cidade disputando os votos chapadinhense e contava com isso para conquistar uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa. Em recente reunião com apoiadores, chegaram a afirmar que ele precisava sair do município com 20 mil votos! Se depender disso, os concorrentes do PL podem comemorar. A disputa em Chapadinha será acirrada e polarizada entre Thaiza e Aluízio. Ele disputa sua primeira eleição, ela já vem com o histórico de uma deputada de mandato. Foi a sétima mais votada do estado, com 51.895 espalhados em 213 dos 217 municípios. Essa disputa está só começando!

Thaiza Hortegal busca campus da UEMA para Chapadinha

O curso de Medicina em Pinheiro também começou assim. Na manhã desta segunda-feira (18), a deputada estadual Thaiza Hortegal (PDT) foi recebida na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para dialogar com o reitor Gustavo Costa sobre a possibilidade de implantação de um polo da universidade no município de Chapadinha (MA). A visita é uma das ações da parlamentar na busca por viabilizar o projeto, cujo pontapé inicial foi dado com a proposição da Indicação nº 4583/2022 na Assembleia Legislativa.  "Pode parecer um projeto ambicioso, pois, como nos contou o reitor, ninguém nunca havia feito esse pedido antes, mas acredito que temos que sonhar grande e lutar para que isso se torne realidade. Conhecemos a região de Chapadinha e Baixo Parnaíba e sabemos que há demanda por educação superior nesses locais. Para que haja mais desenvolvimento, precisamos investir em capacitação", defende Dra. Thaiza.  Durante a reunião, o reitor explicou as etapas para a criação de um novo polo e, a p