Pular para o conteúdo principal

Emprego e Renda: Mais de Mil Vagas de Capacitação para Chapadinha

Do Blog do Alexandre
Secretário Zezinho Lima, Gabriel e Equipes da Capacitação

Como parte da preparação do projeto de capacitação de mão de obra para os investimentos que se concretizam em Chapadinha, órgãos como a secretaria municipal de trabalho e renda, SENAI e equipe da Suzano cumpriram extensa agenda de trabalho esta semana no município.


O Secretário do Trabalho e Renda/Coordenador do SINE,  Zezinho Lima, acompanhou os representantes da Suzano e SENAI em uma audiência com o presidente do Sindicato da Construção Civil. Participaram do encontro a secretária-adjunta de educação do município, professora Maria Coelho, pessoal do SENAI e equipe da Suzano. Na ocasião as representantes da Suzano, Julia Fernandes e Elizabeth Silva apresentaram o projeto de capacitação da empresa para o presidente do Sindicato da Construção Civil, Sr. Gabriel. 


Durante o evento o secretário Zezinho Lima falou ao presidente do Sindicato destacando a recomendação da prefeita Danubia em buscar parceria com a entidade, visando uma qualificação profissional para a categoria, evitando assim, a importação de mão-de-obra. O presidente Sindicato elogiou a iniciativa e se comprometeu em dar todo o apoio necessário para o sucesso da mesma. “Com um projeto como este, só quem tem a ganhar é a comunidade chapadinhense”, declarou Gabriel.


1050 Vagas de Capacitação
A região de Chapadinha vai receber uma versão do Programa Capacitar, nos moldes do que foi implantado em Imperatriz e região, voltado para qualificação de trabalhadores na área de construção civil e montagem industrial.


A decisão foi tomada durante reunião realizada na quarta-feira (29), da qual participaram o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro; o superintendente de Ações Móveis do Senai-MA, Germano Soeiro; secretários municipais e ainda representantes da empresa Suzano, grupo que está implantando uma unidade fabril para produção de biomassa na região. 


A previsão é de que os cursos tenham início em abril deste ano e serão coordenados pelo Senai, com apoio logístico dos parceiros do programa e encaminhamento para o mercado por meio da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Chapadinha. Cerca de 1.050 vagas serão disponibilizadas em 2012, com provável extensão aos municípios de Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto. As cidades de Anapurus e Mata Roma também deverão ser incluídas no programa.


Previsão de 10 Mil Postos Trabalho  
A unidade fabril do Grupo Suzano que está sendo implantada em Chapadinha será para produção industrial de pellet, um produto composto de biomassa de eucalipto, apropriado para abastecer usinas termelétricas, em substituição ao carvão mineral. A fábrica vai produzir exclusivamente para exportação e será uma das pioneiras do setor no Brasil.


O investimento total do projeto é U$ 1,2 bilhão, com previsão de criação de até 2.500 empregos diretos durante a obra – e mais de 10 mil empregos indiretos – com previsão de início de operação para 2014, quando deverá empregar até mil trabalhadores.

Informações: SECOM Estadual e ASCOM Secretaria Municipal de Trabalho e Renda 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DE CORPO PRESENTE: FLÁVIO DINO REBATE BELEZINHA SOBRE INVESTIMENTO EM SAÚDE E AINDA QUER ASSUMIR A UPA

Durante cerimônia de inauguração de asfalto aplicado no município com emendas da deputada Dra. Thaiza, o governador Flávio Dino respondeu os ataques que a prefeita Belezinha fez contra ele no início da semana. A gestora havia afirmado em pronunciamento oficial que ainda não teve ajuda do governo do estado para cuidar da Saúde em Chapadinha nos seus primeiros meses de administração. Relembre: No seu discurso, a deputada Thaiza já havia criticado a gestão municipal por Chapadinha ter tido o maior número de óbitos por Covid no estado, mas Belezinha tentou evitar polêmica. Tigrona na internet, ela virou tchuchuca na frente do governador falando até em parcerias do estado com o município através do vice-governador Carlos Brandão. Veja: Flávio Dino estranhou a diferença de comportamento do mundo virtual para o mundo real. “Há pessoas que se transformam na internet. Elas na nossa frente são pessoas de bom senso, mas quando chegam na internet se transformam e se danam a mentir”: Mais a

ALUIZIO SANTOS FALA SOBRE SUA SAÚDE

O secretário Aluizio Santos concedeu entrevista ao programa Alerta Geral, apresentado pelo jornalista Luis Carlos Jr. na rádio Cultura de Chapadinha, nesta manhã (10) e tratou do assunto que já estava dominando as rodas de conversa da política local: seu estado de saúde. Segundo o relato, desde o mês de junho ele estava acompanhando o aumento de dois linfonodos na sua virilha e decidiu, com a equipe de médicos que o acompanha em Chapadinha, pela remoção cirúrgica de ambos. O procedimento aconteceu no dia 25 de outubro e desde então ele ficou em repouso. O diagnóstico conclusivo sobre o tratamento de saúde ao qual ele precisará se submeter deverá ser apresentado em 10 dias, mas Aluizio tem voltado às atividades políticas, inclusive às articulações da sua pré-candidatura a deputado estadual. Assista o vídeo da entrevista no final da matéria.   ENTENDA O QUADRO A íngua é o inchaço dos linfonodos, pequenos órgãos do sistema linfático que atuam na defesa do organismo humano prod

DRA. THAIZA DEFENDE GOVERNADOR E COBRA ENTREGA DA UPA PARA O ESTADO

Chapadinha foi destaque na sessão de hoje da Assembleia Legislativa. Tudo começou quando a deputada Dra. Thaiza subiu à tribuna para registrar a cerimônia de inauguração do asfalto aplicado nos bairros Areal e Cohab com emendas destinadas pelo seu mandato. A parlamentar aproveitou a oportunidade para lembrar as várias ações do governo estadual no município e saiu em defesa do governador, contra os ataques feitos pela prefeita Belezinha. “São mais de R$ 4 milhões investidos todo mês na Saúde para manter o Hospital Regional. É incalculável o impacto positivo deste investimento para a região. Imaginem a quantidade de consultas, exames e internações, lembremos a procissão de ambulância que tinha de vir para São Luís. É uma injustiça absurda não reconhecer os benefícios levados a Chapadinha e região pelo governo Flávio Dino”, destacou. O deputado Paulo Neto saiu em defesa de Belezinha afirmando que o vídeo em que ela ataca o governador seria de 90 dias atrás e teria sido requentado pela