Pular para o conteúdo principal

O armário vai se abrindo e quem está lá dentro quer rebaixar todos ao seu nível

Adivinha quem está aí dentro
Nos últimos dias, a política de Chapadinha ganhou um novo ringue virtual da luta política do município. O "Fórum de discussão da situação atual de Chapadinha", no Facebook. Sem medo de polêmica, tenho participado ali de alguns debates e causado a ira daqueles que discordam das minhas opiniões. Paciência. 

Quem tem coragem de tomar posição não pode reclamar de ser criticado por isso, mas nem por isso tem que aguentar calado quando distorcem as palavras para tentar denegrir a imagem das pessoas.

Parece que as recentes matérias do Blog do Cesar Bello sobre a política de Chapadinha iniciaram um vale-tudo que não ajuda em nada a melhorar as condições de vida do nosso povo e, por isso, nem cheguei a tocar no assunto neste Blogue. 

Colocando a responsabilidade sobre os ombros de um vereador do município, o tal blogueiro faz acusações graves contra uma pré-candidata a prefeita do grupo de oposição ligado ao ex-prefeito Isaías Fortes (notem a ausência de vírgula entre as palavras "oposição" e "ligado") que vão desde sonegação de impostos e emissão de notas frias até repulsa à presença do povo em sua casa. 

Além dessas graves acusações, o blogueiro relata supostas intimidades entre o vereador e a pré-candidata, que não interessam ao debate público e às quais nunca me referi. Mesmo assim, o escriba mais apaixonado do grupo de oposição ligado ao ex-prefeito Isaías Fortes, tenta agora imputar a mim as práticas que lhe são corriqueiras.

O apaixonado, que tem cada vez mais dificuldade em omitir sua posição política, já chegou a publicar matéria em seu próprio blog sobre processo judicial de pensão alimentícia contra o líder do grupo político ao qual ele se opõe e agora vem acusar a mim de baixarias. Eu tenho tanto horror a este tipo de instrumento na luta política que nem o seu blog, nem o blog do Cesar Bello sequer figuram entre os links indicados do Blogue do Braga. 

Não conseguirá me igualar a ele.

Conheci a pré-candidata há pouco mais de um ano e desde então tenho uma relação de respeito com ela e com outros membros do seu grupo. A disputa, se houver, ficará sempre no campo político e nunca no pessoal.


Erro tático grave

Se as acusações contra a pré-candidata tem alguma base, elas deveriam ser feitas à Justiça e não publicadas num blog permeadas de pormenores pessoais que desviam a atenção das denúncias, lhes tira credibilidade e arma o adversário.

De qualquer forma, as acusações abalam a confiança de quem achava que a campanha (que ainda nem começou) seria um passeio. Nada está definido, nem mesmo quem serão os candidatos.



Programa de governo. Alguém sabe? Alguém viu?

Enquanto a pré-campanha parece desbancar para a baixaria, não se tem notícia de qualquer partido ou pré-candidato (do governo, da oposição, da 3ª via ou qualquer outro) debatendo um programa de governo para os próximos quatro anos de Chapadinha. Lamentável.

Comentários

Francisco Barros disse…
Taí uma postura sensata, coerente e madura.
Se todos os blogueiros de Chapadinha comungassem do mesmo pensamento, o rumo do debate político seria outro.
Seu blogue passará a ser uma das minhas leituras diárias.
Almir Moreira disse…
Como sempre, a lucidez abundante em seu pensamento. Sensato, franco e honesto. A refrega politica é inerente ao processo, mas tudo no campo do debate das ideias, vc sabe se posicionar, parabéns. Sua politica, politiza...

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

RECIBO: Após Onda Rosa, Belezinha parte para o ataque contra Thaiza

Se alguém tinha dúvida sobre incômodo da prefeita Belezinha com a candidatura da deputada Thaiza Hortegal, acabou hoje. Bastou passar a ressaca pelo sucesso da Onda Rosa que seus aliados inundaram os grupos de WhatsApp com um áudio editado do final do evento que parou a cidade. A preocupação não é pra menos. Seu candidato a deputado estadual tinha a ilusão que seria o único nome da cidade disputando os votos chapadinhense e contava com isso para conquistar uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa. Em recente reunião com apoiadores, chegaram a afirmar que ele precisava sair do município com 20 mil votos! Se depender disso, os concorrentes do PL podem comemorar. A disputa em Chapadinha será acirrada e polarizada entre Thaiza e Aluízio. Ele disputa sua primeira eleição, ela já vem com o histórico de uma deputada de mandato. Foi a sétima mais votada do estado, com 51.895 espalhados em 213 dos 217 municípios. Essa disputa está só começando!

Thaiza Hortegal busca campus da UEMA para Chapadinha

O curso de Medicina em Pinheiro também começou assim. Na manhã desta segunda-feira (18), a deputada estadual Thaiza Hortegal (PDT) foi recebida na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para dialogar com o reitor Gustavo Costa sobre a possibilidade de implantação de um polo da universidade no município de Chapadinha (MA). A visita é uma das ações da parlamentar na busca por viabilizar o projeto, cujo pontapé inicial foi dado com a proposição da Indicação nº 4583/2022 na Assembleia Legislativa.  "Pode parecer um projeto ambicioso, pois, como nos contou o reitor, ninguém nunca havia feito esse pedido antes, mas acredito que temos que sonhar grande e lutar para que isso se torne realidade. Conhecemos a região de Chapadinha e Baixo Parnaíba e sabemos que há demanda por educação superior nesses locais. Para que haja mais desenvolvimento, precisamos investir em capacitação", defende Dra. Thaiza.  Durante a reunião, o reitor explicou as etapas para a criação de um novo polo e, a p