
É costume de alguns jornalistas, principalmente no Maranhão, fazer manchete com o verbo no futuro. Sentenciam como certos eventos que ainda estão por acontecer e, muitas vezes, acabam não acontecendo.
Um dos principais blogueiros afinado com o discurso reinaldista, Luís Cardoso, por exemplo, escreveu em 17 de março "Depois de receber o apoio do PT, Roseana descarta a vice da chapa" e em 12 de junho "Roseana não dará a vice para o PT". Como se sabe, o PT emplacou o ex-deputado Washington Luiz como vice na chapa de Roseana.
Depois de tudo acertado e confirmado, Cardoso voltou a agourar o PT maranhense anunciando "João Alberto e Washington Luiz vão renunciar", fato que também não se confirmou.
Sinto-me, portanto, no direito de declarar como previsão certa aquilo que não passa de análise pessoal do cenário político maranhense. Assim como estou certo que Roseana Sarney será reeleita governadora em 1º turno, o atual vice-governador, João Alberto será eleito senador da República.
A poderosa chapa roseanista jogará, como já vem jogando, todo o peso na disputa senatorial para eleger apenas um senador, o próprio João Alberto, já que a outra vaga será certamente preenchida pelo senador e ex-ministro do governo Lula, Edison Lobão. Alguém duvida? Algum balaio? Algum petista emplumado? Não? Ok.
O que poderia fazer com que o apoio de Roseana, Lula, Dilma, Lobão, Sarney, mais de 100 prefeitos e os mais votados deputados do estado fosse insuficiente para eleger um senador? A união da oposição em torno de apenas uma candidatura forte, tática pretendida por Zé Reinaldo (PSdB) e impossibilitada por Roberto Rocha (PSDB). Não que a unidade da oposição fosse garantia de vitória, mas certamente ampliaria as possibilidades de êxito, hoje quase nulas.
Junte-se a isso o atrelamento que sempre existe a eleição para o senador e a disputa pelo governo estadual e o fato de que a chapa do principal adversário de João Alberto está apenas em terceiro nas pesquisas mais recentes.
E já que é pra fazer previsão, encerro com mais uma: Flávio Dino não ultrapassará Jackson Lago na disputa pela segunda colocação.
Comentários