
A decisão do Tribubal Superior Eleitoral (TSE), ratificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de cassar o mandato do ex-governador do Maranhão Jackson Lago (PDT) é justa, justíssima.
Foi muito claro uso da máquina pública por parte do então chefe do poder executivo estadual José Reinaldo Tavares (PSB) para eleger o pedetista e derrotar o grupo sarneysista. Segue um dos exemplos:
E os próprios correligionários de Jackson nunca conseguiram justificativas para os flagrantes pecadilhos. Limitam-se a acusar o senador José Sarney de estar por trás da cassação e dizer que tudo não passa de um golpe.
É verdade também que há denúncias contra a segunda colocada nas eleições e agora governadora já empossada Roseana Sarney e os tribunais estão demorando mais ainda para julgar as tais, o que, de forma alguma, inocenta Jackson e sua trupe supostamente anti-sarneysista.
E o PT nessa história toda?
Não é só na política maranhense que há maniqueísmo. O PT do Maranhão também se divide ao meio. "Construindo um Novo Brasil" contra "Movimento PT", Washington Luis contra Domingos Dutra, "sarneysistas" contra tucanos.
O deputado federal Domingos Dutra, um dos maiores papagaios (ou seria tucano?) de pirata da Jackson Lago é o atual presidente estadual do PT e defensor do governo pedetista-tucano agora cassado. Dutra é um dos maiores animadores da Frente de Libertação de Jackson, João Castelo (PSDB), Roberto Rocha (PSDB), Aderson Lago (PSDB), Zé Reinaldo (PSB), Jaime Santana (PSDB) e outros ilustres homens de bem.
O ex e futuro deputado federal Washigton Luis considera que a queda de Jackson fortalece o PT.
- O pedetista-tucano, escondido atrás de um discurso pseudo-anti-sarneysista, tenta se mostrar como alternativa de esquerda e enfraquece os petistas.
- Jackson e companhia são "José Serra 2010 Futebol Clube", enquanto o PMDB, de Roseana, é aliado de primeira hora do governo Lula e provavelmente também será de Dilma em 2010.
- No governo cassado o PT tinha um acanhado espaço e Roseana assumiu procurando o partido para compor o governo com destaque. O partido ainda não topou, apesar do filho da deputada estadual Helena Heluy, José Antônio Heluy, já ter decidido assumir a secretaria de Economia Solidária. De qualquer forma, com a escolha do deputado Waldir Maranhão (PP) para a secretaria de Ciência e Tecnologia, o partido ganhará mais um deputado federal, o próprio Washington Luis.
Comentários