Pular para o conteúdo principal

De Sanctis para o STF

A indicação do ministro Joaquim Barbosa para o compor o Supremo Tribunal Federal foi uma das melhores coisas que "o cara" fez nestes seus anos na presidência da República. E é bom lembrar que Lula não foi feliz em todas as suas escolhas para STF. Começou com Cezar Peluso e terminou com Carlos Alberto Menezes Direito. Argh...

Quando foi indicado, o destaque de Barbosa era ser negro. O único entre os 11 ministros. O primeiro da história. Porém, com o tempo, o que passou a chamar a atenção foi seu temperamento forte e sua postura sempre firme.

Num país no qual quase ninguém tem coragem de dizer não ao presidente Supremo Gilmar Mendes, Advogado-Geral da União nos tempos que Efeagacê degustava vinhos no Palácio da Alvorada, Joaquim Barbosa tornou-se porta-voz dos juízes de primeira instância, dos procuradores de primeira categoria e de todos os cidadãos que estão cansados do mandos e desmandos de Mendes.

Joaquim Barbosa mostrou-se como uma mistura de Joaquim Nabuco e Ruy Barbosa. E é por isso mesmo não deve temer o isolamento.

A nota assinada pelos ministros do Supremo em apoio a Gilmar Mendes, com exceção do próprio Gilmar Mendes, de Joaquim Barbosa e de Ellen Grace, que está viajando, apequena a Suprema Corte e engrandece o ministro negro.

Lembremos que quando as forças regressistas estavam defendendo que o fim da escravatura causaria a quebra da economia brasileira Joaquim Nabuco estava firme defendendo a liberdade.

Ruy Barbosa teve os mais brilhantes momentos da sua carreira quando estava na oposição.

Joaquim Barbosa deve permanecer onde está e como está. Sua missão é servir à nação no Supremo Tribunal Federal com retidão moral até 2024.



A nota

Os ministros Celso de Mello, Marco Aurélio, Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Menezes Direito preferiram se diminuir e ficar de joelhos para o presidente Supremo. Assinaram nota afirmando confiar e respeitar Gilmar Mendes.

Estes senhores e esta senhora optaram por assumir a posição de cúmplice de Mendes na destruição da credibilidade da Justiça brasileira.

Cabe lembrar que seis dos oito signatários da nota (Menezez Direito, Ayres Britto, Cármen Lúcia, Cezar Peluso, Eros Grau, Marco Aurélio) fazem parte do corpo docente do IDP, institudo de Direito do empresário Gilmar Mendes.



Histórico

Não foi a primeira vez que Barbosa enfrentou Gilmar Mendes.



Duas vagas

Até o fim do mandato do presidente Lula ele ainda indicará dois nomes para o Supremo Tribunal Federal. Numa das vagas eu indicaria o juiz Fausto De Sanctis.

Comentários

Também achei sensacional a postura do Ministro Joaquim Barbosa, a quem venho acompanhando, sua retidão de caráter e a firmeza de suas posturas sempre me encantaram. Ontem lembrei que ainda existem homens de bem e que há motivos para ter orgulho nesse país. Se paralelo com Joaquim Nabuco é muito bom. Por mim preferi compará-lo a Zumbi com sua resistência e coragem a toda prova. O importante é que Joaquim Barbosa mostrou que é um homem de honra e que não se submete a posição de "negro coitado"
que lhe tentam impingir.

Seria importante uma moção de apoio ao ministro.
Kleber Vinicius disse…
Mais sensacional ainda será quando Barbosa votar pela condenação do chefe do mensalão, José Dirceu, afinal ele é o relator.

Postagens mais visitadas deste blog

DE CORPO PRESENTE: FLÁVIO DINO REBATE BELEZINHA SOBRE INVESTIMENTO EM SAÚDE E AINDA QUER ASSUMIR A UPA

Durante cerimônia de inauguração de asfalto aplicado no município com emendas da deputada Dra. Thaiza, o governador Flávio Dino respondeu os ataques que a prefeita Belezinha fez contra ele no início da semana. A gestora havia afirmado em pronunciamento oficial que ainda não teve ajuda do governo do estado para cuidar da Saúde em Chapadinha nos seus primeiros meses de administração. Relembre: No seu discurso, a deputada Thaiza já havia criticado a gestão municipal por Chapadinha ter tido o maior número de óbitos por Covid no estado, mas Belezinha tentou evitar polêmica. Tigrona na internet, ela virou tchuchuca na frente do governador falando até em parcerias do estado com o município através do vice-governador Carlos Brandão. Veja: Flávio Dino estranhou a diferença de comportamento do mundo virtual para o mundo real. “Há pessoas que se transformam na internet. Elas na nossa frente são pessoas de bom senso, mas quando chegam na internet se transformam e se danam a mentir”: Mais a

AS REVELAÇÕES DA FOLHA DE PAGAMENTOS DA PREFEITURA

Com alguns meses de atraso, a Prefeitura de Chapadinha publicou as primeiras folhas de pagamento da gestão da prefeita Belezinha e tem muita informação boa ali para fazer futrica, mas este espaço não se dedica a isso. Os mais afoitos defensores do governo podem ser identificados na lista com os próprios nomes ou de parentes próximos. Alguns deles já devem estar comentando este texto nas redes sociais antes de lê-lo. Não importa. São pequenos, como a maioria das boquinhas que conseguiram. E, além do mais, ninguém acreditava que eles cantavam “eles gostam da mamadinha” durante a campanha eleitoral sem saber que era exatamente disso que eles estavam em busca. É assim mesmo. A guerra no Whatsapp geralmente acontece com "mamadores" apontando "desmamados" A folha está encharcada de cabos eleitorais e ex-candidatos? Sim. Parentes de vereadores e suplentes? Também. Há ainda "anomalias curiosas", como a do Técnico em Imobilização contratado pelo Hapa com salári

DRA. THAIZA DEFENDE GOVERNADOR E COBRA ENTREGA DA UPA PARA O ESTADO

Chapadinha foi destaque na sessão de hoje da Assembleia Legislativa. Tudo começou quando a deputada Dra. Thaiza subiu à tribuna para registrar a cerimônia de inauguração do asfalto aplicado nos bairros Areal e Cohab com emendas destinadas pelo seu mandato. A parlamentar aproveitou a oportunidade para lembrar as várias ações do governo estadual no município e saiu em defesa do governador, contra os ataques feitos pela prefeita Belezinha. “São mais de R$ 4 milhões investidos todo mês na Saúde para manter o Hospital Regional. É incalculável o impacto positivo deste investimento para a região. Imaginem a quantidade de consultas, exames e internações, lembremos a procissão de ambulância que tinha de vir para São Luís. É uma injustiça absurda não reconhecer os benefícios levados a Chapadinha e região pelo governo Flávio Dino”, destacou. O deputado Paulo Neto saiu em defesa de Belezinha afirmando que o vídeo em que ela ataca o governador seria de 90 dias atrás e teria sido requentado pela