Pular para o conteúdo principal

De Sanctis para o STF

A indicação do ministro Joaquim Barbosa para o compor o Supremo Tribunal Federal foi uma das melhores coisas que "o cara" fez nestes seus anos na presidência da República. E é bom lembrar que Lula não foi feliz em todas as suas escolhas para STF. Começou com Cezar Peluso e terminou com Carlos Alberto Menezes Direito. Argh...

Quando foi indicado, o destaque de Barbosa era ser negro. O único entre os 11 ministros. O primeiro da história. Porém, com o tempo, o que passou a chamar a atenção foi seu temperamento forte e sua postura sempre firme.

Num país no qual quase ninguém tem coragem de dizer não ao presidente Supremo Gilmar Mendes, Advogado-Geral da União nos tempos que Efeagacê degustava vinhos no Palácio da Alvorada, Joaquim Barbosa tornou-se porta-voz dos juízes de primeira instância, dos procuradores de primeira categoria e de todos os cidadãos que estão cansados do mandos e desmandos de Mendes.

Joaquim Barbosa mostrou-se como uma mistura de Joaquim Nabuco e Ruy Barbosa. E é por isso mesmo não deve temer o isolamento.

A nota assinada pelos ministros do Supremo em apoio a Gilmar Mendes, com exceção do próprio Gilmar Mendes, de Joaquim Barbosa e de Ellen Grace, que está viajando, apequena a Suprema Corte e engrandece o ministro negro.

Lembremos que quando as forças regressistas estavam defendendo que o fim da escravatura causaria a quebra da economia brasileira Joaquim Nabuco estava firme defendendo a liberdade.

Ruy Barbosa teve os mais brilhantes momentos da sua carreira quando estava na oposição.

Joaquim Barbosa deve permanecer onde está e como está. Sua missão é servir à nação no Supremo Tribunal Federal com retidão moral até 2024.



A nota

Os ministros Celso de Mello, Marco Aurélio, Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Menezes Direito preferiram se diminuir e ficar de joelhos para o presidente Supremo. Assinaram nota afirmando confiar e respeitar Gilmar Mendes.

Estes senhores e esta senhora optaram por assumir a posição de cúmplice de Mendes na destruição da credibilidade da Justiça brasileira.

Cabe lembrar que seis dos oito signatários da nota (Menezez Direito, Ayres Britto, Cármen Lúcia, Cezar Peluso, Eros Grau, Marco Aurélio) fazem parte do corpo docente do IDP, institudo de Direito do empresário Gilmar Mendes.



Histórico

Não foi a primeira vez que Barbosa enfrentou Gilmar Mendes.



Duas vagas

Até o fim do mandato do presidente Lula ele ainda indicará dois nomes para o Supremo Tribunal Federal. Numa das vagas eu indicaria o juiz Fausto De Sanctis.

Comentários

Também achei sensacional a postura do Ministro Joaquim Barbosa, a quem venho acompanhando, sua retidão de caráter e a firmeza de suas posturas sempre me encantaram. Ontem lembrei que ainda existem homens de bem e que há motivos para ter orgulho nesse país. Se paralelo com Joaquim Nabuco é muito bom. Por mim preferi compará-lo a Zumbi com sua resistência e coragem a toda prova. O importante é que Joaquim Barbosa mostrou que é um homem de honra e que não se submete a posição de "negro coitado"
que lhe tentam impingir.

Seria importante uma moção de apoio ao ministro.
Kleber Vinicius disse…
Mais sensacional ainda será quando Barbosa votar pela condenação do chefe do mensalão, José Dirceu, afinal ele é o relator.

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

RECIBO: Após Onda Rosa, Belezinha parte para o ataque contra Thaiza

Se alguém tinha dúvida sobre incômodo da prefeita Belezinha com a candidatura da deputada Thaiza Hortegal, acabou hoje. Bastou passar a ressaca pelo sucesso da Onda Rosa que seus aliados inundaram os grupos de WhatsApp com um áudio editado do final do evento que parou a cidade. A preocupação não é pra menos. Seu candidato a deputado estadual tinha a ilusão que seria o único nome da cidade disputando os votos chapadinhense e contava com isso para conquistar uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa. Em recente reunião com apoiadores, chegaram a afirmar que ele precisava sair do município com 20 mil votos! Se depender disso, os concorrentes do PL podem comemorar. A disputa em Chapadinha será acirrada e polarizada entre Thaiza e Aluízio. Ele disputa sua primeira eleição, ela já vem com o histórico de uma deputada de mandato. Foi a sétima mais votada do estado, com 51.895 espalhados em 213 dos 217 municípios. Essa disputa está só começando!

Thaiza Hortegal busca campus da UEMA para Chapadinha

O curso de Medicina em Pinheiro também começou assim. Na manhã desta segunda-feira (18), a deputada estadual Thaiza Hortegal (PDT) foi recebida na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para dialogar com o reitor Gustavo Costa sobre a possibilidade de implantação de um polo da universidade no município de Chapadinha (MA). A visita é uma das ações da parlamentar na busca por viabilizar o projeto, cujo pontapé inicial foi dado com a proposição da Indicação nº 4583/2022 na Assembleia Legislativa.  "Pode parecer um projeto ambicioso, pois, como nos contou o reitor, ninguém nunca havia feito esse pedido antes, mas acredito que temos que sonhar grande e lutar para que isso se torne realidade. Conhecemos a região de Chapadinha e Baixo Parnaíba e sabemos que há demanda por educação superior nesses locais. Para que haja mais desenvolvimento, precisamos investir em capacitação", defende Dra. Thaiza.  Durante a reunião, o reitor explicou as etapas para a criação de um novo polo e, a p