Pular para o conteúdo principal

De Sanctis para o STF

A indicação do ministro Joaquim Barbosa para o compor o Supremo Tribunal Federal foi uma das melhores coisas que "o cara" fez nestes seus anos na presidência da República. E é bom lembrar que Lula não foi feliz em todas as suas escolhas para STF. Começou com Cezar Peluso e terminou com Carlos Alberto Menezes Direito. Argh...

Quando foi indicado, o destaque de Barbosa era ser negro. O único entre os 11 ministros. O primeiro da história. Porém, com o tempo, o que passou a chamar a atenção foi seu temperamento forte e sua postura sempre firme.

Num país no qual quase ninguém tem coragem de dizer não ao presidente Supremo Gilmar Mendes, Advogado-Geral da União nos tempos que Efeagacê degustava vinhos no Palácio da Alvorada, Joaquim Barbosa tornou-se porta-voz dos juízes de primeira instância, dos procuradores de primeira categoria e de todos os cidadãos que estão cansados do mandos e desmandos de Mendes.

Joaquim Barbosa mostrou-se como uma mistura de Joaquim Nabuco e Ruy Barbosa. E é por isso mesmo não deve temer o isolamento.

A nota assinada pelos ministros do Supremo em apoio a Gilmar Mendes, com exceção do próprio Gilmar Mendes, de Joaquim Barbosa e de Ellen Grace, que está viajando, apequena a Suprema Corte e engrandece o ministro negro.

Lembremos que quando as forças regressistas estavam defendendo que o fim da escravatura causaria a quebra da economia brasileira Joaquim Nabuco estava firme defendendo a liberdade.

Ruy Barbosa teve os mais brilhantes momentos da sua carreira quando estava na oposição.

Joaquim Barbosa deve permanecer onde está e como está. Sua missão é servir à nação no Supremo Tribunal Federal com retidão moral até 2024.



A nota

Os ministros Celso de Mello, Marco Aurélio, Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Menezes Direito preferiram se diminuir e ficar de joelhos para o presidente Supremo. Assinaram nota afirmando confiar e respeitar Gilmar Mendes.

Estes senhores e esta senhora optaram por assumir a posição de cúmplice de Mendes na destruição da credibilidade da Justiça brasileira.

Cabe lembrar que seis dos oito signatários da nota (Menezez Direito, Ayres Britto, Cármen Lúcia, Cezar Peluso, Eros Grau, Marco Aurélio) fazem parte do corpo docente do IDP, institudo de Direito do empresário Gilmar Mendes.



Histórico

Não foi a primeira vez que Barbosa enfrentou Gilmar Mendes.



Duas vagas

Até o fim do mandato do presidente Lula ele ainda indicará dois nomes para o Supremo Tribunal Federal. Numa das vagas eu indicaria o juiz Fausto De Sanctis.

Comentários

Também achei sensacional a postura do Ministro Joaquim Barbosa, a quem venho acompanhando, sua retidão de caráter e a firmeza de suas posturas sempre me encantaram. Ontem lembrei que ainda existem homens de bem e que há motivos para ter orgulho nesse país. Se paralelo com Joaquim Nabuco é muito bom. Por mim preferi compará-lo a Zumbi com sua resistência e coragem a toda prova. O importante é que Joaquim Barbosa mostrou que é um homem de honra e que não se submete a posição de "negro coitado"
que lhe tentam impingir.

Seria importante uma moção de apoio ao ministro.
Kleber Vinicius disse…
Mais sensacional ainda será quando Barbosa votar pela condenação do chefe do mensalão, José Dirceu, afinal ele é o relator.

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

FLÁVIO DINO INAUGURA IEMA E PEDE QUE BELEZINHA ENTREGUE UPA AO ESTADO

Nesta manhã Chapadinha recebeu Flávio Dino pela última vez antes de deixar o cargo de governador. Antes de seguir para outros municípios da região entregando outros aparelhos públicos, o socialista inaugurou a unidade local do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e a cerimônia foi movimentada, principalmente nos seus bastidores! Ausente do evento supostamente por motivo de saúde Belezinha foi representada pelo vice-prefeito que ouviu do governador novo apelo para que o município entregue a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o governo do estado. “Eu não olho quem é o prefeito, eu não olho partido. O meu partido é o Maranhão e por isso eu sempre estarei a disposição da cidade de Chapadinha”, disse em discurso. Confira:   O governador já tinha se colocado a disposição para assumir a responsabilidade da UPA na sua última visita a Chapadinha e o vice-prefeito até foi às redes sociais defender a entrega da unidade. Ambos foram ignorados por Be

ALUIZIO SANTOS FALA SOBRE SUA SAÚDE

O secretário Aluizio Santos concedeu entrevista ao programa Alerta Geral, apresentado pelo jornalista Luis Carlos Jr. na rádio Cultura de Chapadinha, nesta manhã (10) e tratou do assunto que já estava dominando as rodas de conversa da política local: seu estado de saúde. Segundo o relato, desde o mês de junho ele estava acompanhando o aumento de dois linfonodos na sua virilha e decidiu, com a equipe de médicos que o acompanha em Chapadinha, pela remoção cirúrgica de ambos. O procedimento aconteceu no dia 25 de outubro e desde então ele ficou em repouso. O diagnóstico conclusivo sobre o tratamento de saúde ao qual ele precisará se submeter deverá ser apresentado em 10 dias, mas Aluizio tem voltado às atividades políticas, inclusive às articulações da sua pré-candidatura a deputado estadual. Assista o vídeo da entrevista no final da matéria.   ENTENDA O QUADRO A íngua é o inchaço dos linfonodos, pequenos órgãos do sistema linfático que atuam na defesa do organismo humano prod