Pular para o conteúdo principal

NOSTRADAMUS JÁ SABIA

Profecias são profecias, nada mais que profecias! Nostradamus escreveu as suas profecias nas famosas centúrias, que chegou até a sétima, mas existe dez publicadas, dizendo-se de sua autoria.

Muitos “profetas” da atualidade, como a Míriam Leitão e um cineasta frustrado que se tornou comentarista da CBN, dentre outros que o Paulo Henrique Amorim denomina de integrantes do PIG- Partido da Imprensa Golpista, não suportam o bom desempenho da economia brasileira.

Eles usam dizer que herdamos os bons fluidos do (des)governo do FHC. Querem creditar o bom desempenho atual ao que foi feito na era passada. E a dívida social, também é uma boa herança?

A verdade é que a consistência da política econômica no atual governo resultou no crescimento de 5,4% no Produto Interno Bruto do Brasil!

Eu já escrevia neste blog , em 23/01 que “Se analisarmos o ano de 2007, veremos o seguinte: em 22 de abril, o mercado previa um crescimento do PIB em cerca de 4,4%; eu já dizia que tal índice se situaria em torno de 5%; em agosto, o mercado subiria sua expectativa para 4,5% e eu mantinha em torno de 5%; em setembro o mercado insistia em 4,5% , passando no mês de dezembro para 4,7%; neste blog, no artigo intitulado “o PIB, a PNAD e os pessimistas” eu já previa o erro dos “experts” e avançava na minha projeção, que seria superior a 5%. Achismo? Não, realismo. O investimento tinha aumentado, a demanda interna também, os juros se tornaram atrativos para o consumo e todos os ingredientes juntos fizeram com que a economia crescesse 5,7% no último trimestre, do que resultará um crescimento superior a 5%, tão logo o IBGE proceda as suas medições.” Não deu outra coisa!!!!

Vamos comemorar? Não, ainda é cedo. Existe o consenso entre os economistas que o ano de 2008 será bom, mas não tanto quanto o de 2007. Qual a razão? Devemos considerar o fraco desempenho da economia americana, e, por conseqüência, da economia mundial, que pode afetar a economia brasileira. Tudo bem. É de se esperar também que no penúltimo trimestre do ano o setor industrial tenha um bom desempenho, resultado das encomendas feitas no trimestre antecedente, e que as vendas no último trimestre alcance o pico. É de se esperar também que nos primeiros meses do ano a economia saia da sua sazonalidade e mantenha-se no ritmo normal de atividade. Não é o que está ocorrendo no início de 2008. A economia está aquecida, prenunciando bons ventos.

Mas.......... não vamos profetizar.


Newton Braga,
Professor de Economia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZINHA ASFALTOU ATÉ O CAMINHO PARA A REELEIÇÃO

Passada a eleição estadual, o único grupo vencedor em Chapadinha foi o que já ocupa a Prefeitura. O resto se dividiu entre sobreviventes, humilhados e aposentados. Após ter sido a candidata a deputada estadual mais votada da história do município em 2018, com 12.403 votos, Belezinha alargou o recorde com os 18.548 votos de Aluizio Santos, elegendo-o para o cargo e vendo os adversários absolutamente perdidos. Se na eleição anterior os demais grupos se dividiram em 8 candidaturas acima da faixa de 500 votos, somando 17.752, desta vez foram 11 candidaturas e apenas 15.109 votos. A pulverização e o desempenho fraco já demonstram que a oposição teria dificuldade de derrotar a prefeita mesmo se conseguisse uma improvável união para 2024. Entre os derrotados da eleição destacam-se os ex-prefeitos. Dr. Magno Bacelar passou pelo segundo constrangimento seguido (e desnecessário) sem conseguir mais do que 679 votos para Adriano Sarney e Isaías Fortes, que ficou aquém do prometido a Davi Bra

ALUIZIO SANTOS FALA SOBRE SUA SAÚDE

O secretário Aluizio Santos concedeu entrevista ao programa Alerta Geral, apresentado pelo jornalista Luis Carlos Jr. na rádio Cultura de Chapadinha, nesta manhã (10) e tratou do assunto que já estava dominando as rodas de conversa da política local: seu estado de saúde. Segundo o relato, desde o mês de junho ele estava acompanhando o aumento de dois linfonodos na sua virilha e decidiu, com a equipe de médicos que o acompanha em Chapadinha, pela remoção cirúrgica de ambos. O procedimento aconteceu no dia 25 de outubro e desde então ele ficou em repouso. O diagnóstico conclusivo sobre o tratamento de saúde ao qual ele precisará se submeter deverá ser apresentado em 10 dias, mas Aluizio tem voltado às atividades políticas, inclusive às articulações da sua pré-candidatura a deputado estadual. Assista o vídeo da entrevista no final da matéria.   ENTENDA O QUADRO A íngua é o inchaço dos linfonodos, pequenos órgãos do sistema linfático que atuam na defesa do organismo humano prod

FLÁVIO DINO INAUGURA IEMA E PEDE QUE BELEZINHA ENTREGUE UPA AO ESTADO

Nesta manhã Chapadinha recebeu Flávio Dino pela última vez antes de deixar o cargo de governador. Antes de seguir para outros municípios da região entregando outros aparelhos públicos, o socialista inaugurou a unidade local do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e a cerimônia foi movimentada, principalmente nos seus bastidores! Ausente do evento supostamente por motivo de saúde Belezinha foi representada pelo vice-prefeito que ouviu do governador novo apelo para que o município entregue a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o governo do estado. “Eu não olho quem é o prefeito, eu não olho partido. O meu partido é o Maranhão e por isso eu sempre estarei a disposição da cidade de Chapadinha”, disse em discurso. Confira:   O governador já tinha se colocado a disposição para assumir a responsabilidade da UPA na sua última visita a Chapadinha e o vice-prefeito até foi às redes sociais defender a entrega da unidade. Ambos foram ignorados por Be